ENCONTRO DA GUITARRA CATARINENSE 2019

2º Encontro da Guitarra Catarinense traz grandes músicos do Estado para Itajaí
Evento vai promover workshows e jam sessions gratuitas para estudantes, profissionais e interessados no instrumento

Itajaí recebe a partir de agosto grandes músicos do Estado para participar 2º Encontro da Guitarra Catarinense. Promovido pela Escola de Música Arte Sonora com patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o projeto terá jam sessions e workshows gratuitos para estudantes, profissionais e amantes do instrumento ao longo do ano. O primeiro evento é uma jam session aberta ao público no sábado, 13 de julho, às 20h, no Sardinhas Bar & Bistrô.
 

Os workshows iniciam no dia 1º de agosto com os guitarristas Luiz Meira e Cássio Moura, que irão abordar o tema ‘O Jazz e a Música Brasileira’. Além de compartilhar conhecimentos, os músicos ainda farão um pocket show para os participantes. Também estão confirmados para o 2º Encontro da Guitarra Catarinense: Eduardo Stormowski, Chico Martins, Alegre Corrêa, Leo Garcia, Cristiano Ferreira, Mauro Albert, Eduardo Pimentel e Renato Pimentel.
 

"O projeto tem como objetivo contribuir na qualificação dos músicos da cidade e valorizar a importância da guitarra na música popular", destaca o idealizador do Encontro da Guitarra Catarinense, Micael Graciki.
 

Os encontros com os convidados ocorrem a partir das 19h30, no auditório da Escola de Música Arte Sonora (Rua Amâncio Coelho, 72, Centro – Itajaí), e são abertos ao público. Já as jam sessions ocorrem às 20h no Sardinhas Bar & Bistrô (Avenida Ministro Victor Konder, 84, Centro - Itajaí). As apresentações iniciam com o grupo de abertura e, após, o palco fica disponível para canjas.
 

O 2º Encontro da Guitarra Catarinense é uma realização da Escola de Música Arte Sonora e da MIGRA Produções Culturais. O projeto tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, com isenção fiscal da APM Terminal, e apoio da Fundação Cultural, Prefeitura de Itajaí, Sardinhas Bar & Bistrô e Al Fero Birrifico.
 

Sobre os convidados
 

O primeiro workshow terá a presença dos guitarristas Luiz Meira e Cássio Moura, de Florianópolis (SC). Saiba mais sobre os músicos:
 

O cantor, guitarrista e produtor musical, Luiz Meira iniciou a carreira aos 13 anos conquistando prêmios de melhor instrumentista em diversos festivais de música nos anos 1980. A vontade de se profissionalizar o levou à Europa em 1986. No retorno ao Brasil, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde iniciou grandes parcerias com Beto Guedes, Elza Soares, Sandra de Sá, Fátima Guedes, Luiz Melodia e Leny Andrade. Desde 1997, toca com a cantora Gal Costa, com quem participou de diversas turnês internacionais. Meira tem dois discos solos gravados e um DVD, além de produzir e arranjar diversos CDs de artistas independentes de várias partes do país.
 

Cássio Moura inicia aos 15 anos o estudo de violão clássico, desenvolvendo também o gosto pela MPB e Bossa Nova. Aos 18, descobre a música instrumental e o jazz como linguagem. Passa a atuar profissionalmente em 1990. Em 1994, vai para os Estados Unidos, onde conclui o programa da Musicians Institute e atua com diversos grupos. Além de músico profissional, é professor de Harmonia, Violão, Guitarra, Improvisação e Fundamentos de Arranjo. Compositor, arranjador e produtor musical em seu Estúdio Carajazz, em Florianópolis, também apresenta-se regularmente em festivais e casas noturnas do Estado. Em 2016, lançou o CD “Cassio Moura”, seu primeiro trabalho autoral.
 

Confira a programação completa do projeto:

WORKSHOWS - 19h30 - Auditório da Escola de Música Arte Sonora
 

Data: 01/08
Convidados: Cássio Moura e Luiz Meira
Tema: O Jazz e a Música Brasileira

 

Data: 22/08
Convidados: Chico Martins e Eduardo Stormowski
Tema: As Guitarras do Dazaranha 

 

Data: 24/10
Convidados: Alegre Corrêa e Leo Garcia
Tema: Criação e Composição

 

Data: 07/11
Convidados: Cristiano Ferreira e Mauro Albert
Tema: Blues e Jazz Manouche 

 

Data:09/12
Convidados: Eduardo Pimentel e Renato Pimentel 
Tema: O Conceito de Guitarra em Diferentes Lugares do Mundo

 

JAM SESSIONS - 20h - Sardinhas Bar & Bistrô

Datas: 13/07, 24/08, 21/09, 19/10 e 23/11

Grupo de abertura: Micael Graciki (guitarra), Luan Cavalleri (piano), Felipe Dias (baixo) e Rafael Vieira (bateria)

Cronograma das mesas redondas:

  • 01 agosto: “O jazz e a música brasileira”. Convidados Cássio Moura e Luiz Meira.

  • 22 Agosto: “As guitarras do Dazaranha”. Convidados Chico Martins e Eduardo Stormosky.

  • 24 Outubro: “Criação e composição”. Convidados Alegre Correa e Leo Garcia.

  • 07 novembro: “Blues e jazz manouche”. Convidados Cristiano Ferreira e Mauro Albert.

  • 09 de Dezembro: “O conceito de guitarra em diferentes lugares do mundo”.
    Convidados Renato Pimentel e Eduardo Pimentel.

(47) 2125-1513

©2019 by Escola de Música Arte Sonora. Proudly created with Wix.com