(47) 2125-1513

©2019 by Escola de Música Arte Sonora. Proudly created with Wix.com

ENCONTRO DA GUITARRA CATARINENSE 2019

2º Encontro da Guitarra Catarinense traz grandes músicos do Estado para Itajaí
Evento vai promover workshows e jam sessions gratuitas para estudantes, profissionais e interessados no instrumento

Itajaí recebe a partir de agosto grandes músicos do Estado para participar 2º Encontro da Guitarra Catarinense. Promovido pela Escola de Música Arte Sonora com patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o projeto terá jam sessions e workshows gratuitos para estudantes, profissionais e amantes do instrumento ao longo do ano. O primeiro evento é uma jam session aberta ao público no sábado, 13 de julho, às 20h, no Sardinhas Bar & Bistrô.
 

Os workshows iniciam no dia 1º de agosto com os guitarristas Luiz Meira e Cássio Moura, que irão abordar o tema ‘O Jazz e a Música Brasileira’. Além de compartilhar conhecimentos, os músicos ainda farão um pocket show para os participantes. Também estão confirmados para o 2º Encontro da Guitarra Catarinense: Eduardo Stormowski, Chico Martins, Alegre Corrêa, Leo Garcia, Cristiano Ferreira, Mauro Albert, Eduardo Pimentel e Renato Pimentel.
 

"O projeto tem como objetivo contribuir na qualificação dos músicos da cidade e valorizar a importância da guitarra na música popular", destaca o idealizador do Encontro da Guitarra Catarinense, Micael Graciki.
 

Os encontros com os convidados ocorrem a partir das 19h30, no auditório da Escola de Música Arte Sonora (Rua Amâncio Coelho, 72, Centro – Itajaí), e são abertos ao público. Já as jam sessions ocorrem às 20h no Sardinhas Bar & Bistrô (Avenida Ministro Victor Konder, 84, Centro - Itajaí). As apresentações iniciam com o grupo de abertura e, após, o palco fica disponível para canjas.
 

O 2º Encontro da Guitarra Catarinense é uma realização da Escola de Música Arte Sonora e da MIGRA Produções Culturais. O projeto tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, com isenção fiscal da APM Terminal, e apoio da Fundação Cultural, Prefeitura de Itajaí, Sardinhas Bar & Bistrô e Al Fero Birrifico.
 

Sobre os convidados
 

O primeiro workshow terá a presença dos guitarristas Luiz Meira e Cássio Moura, de Florianópolis (SC). Saiba mais sobre os músicos:
 

O cantor, guitarrista e produtor musical, Luiz Meira iniciou a carreira aos 13 anos conquistando prêmios de melhor instrumentista em diversos festivais de música nos anos 1980. A vontade de se profissionalizar o levou à Europa em 1986. No retorno ao Brasil, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde iniciou grandes parcerias com Beto Guedes, Elza Soares, Sandra de Sá, Fátima Guedes, Luiz Melodia e Leny Andrade. Desde 1997, toca com a cantora Gal Costa, com quem participou de diversas turnês internacionais. Meira tem dois discos solos gravados e um DVD, além de produzir e arranjar diversos CDs de artistas independentes de várias partes do país.
 

Cássio Moura inicia aos 15 anos o estudo de violão clássico, desenvolvendo também o gosto pela MPB e Bossa Nova. Aos 18, descobre a música instrumental e o jazz como linguagem. Passa a atuar profissionalmente em 1990. Em 1994, vai para os Estados Unidos, onde conclui o programa da Musicians Institute e atua com diversos grupos. Além de músico profissional, é professor de Harmonia, Violão, Guitarra, Improvisação e Fundamentos de Arranjo. Compositor, arranjador e produtor musical em seu Estúdio Carajazz, em Florianópolis, também apresenta-se regularmente em festivais e casas noturnas do Estado. Em 2016, lançou o CD “Cassio Moura”, seu primeiro trabalho autoral.
 

Confira a programação completa do projeto:

WORKSHOWS - 19h30 - Auditório da Escola de Música Arte Sonora
 

Data: 01/08
Convidados: Cássio Moura e Luiz Meira
Tema: O Jazz e a Música Brasileira

 

Data: 22/08
Convidados: Chico Martins e Eduardo Stormowski
Tema: As Guitarras do Dazaranha 

 

Data: 24/10
Convidados: Alegre Corrêa e Leo Garcia
Tema: Criação e Composição

 

Data: 07/11
Convidados: Cristiano Ferreira e Mauro Albert
Tema: Blues e Jazz Manouche 

 

Data:09/12
Convidados: Eduardo Pimentel e Renato Pimentel 
Tema: O Conceito de Guitarra em Diferentes Lugares do Mundo

 

JAM SESSIONS - 20h - Sardinhas Bar & Bistrô

Datas: 13/07, 24/08, 21/09, 19/10 e 23/11

Grupo de abertura: Micael Graciki (guitarra), Luan Cavalleri (piano), Felipe Dias (baixo) e Rafael Vieira (bateria)

Cronograma das mesas redondas:

  • 01 agosto: “O jazz e a música brasileira”. Convidados Cássio Moura e Luiz Meira.

  • 22 Agosto: “As guitarras do Dazaranha”. Convidados Chico Martins e Eduardo Stormosky.

  • 24 Outubro: “Criação e composição”. Convidados Alegre Correa e Leo Garcia.

  • 07 novembro: “Blues e jazz manouche”. Convidados Cristiano Ferreira e Mauro Albert.

  • 09 de Dezembro: “O conceito de guitarra em diferentes lugares do mundo”.
    Convidados Renato Pimentel e Eduardo Pimentel.